Nas
definições sobre Didática, percebemos alguns termos como: educação, ensinar, aprendizagem, processo, prática pedagógica.
A Didática está ligada à Pedagogia, no que diz
respeito à procura de uma educação melhor e um processo ensino-aprendizagem
mais significativo tanto para professores quanto para alunos.
Sendo
a educação um processo que evolui numa construção constante ao longo da vida
das pessoas, a Didática deve preocupar-se com a maneira como esta construção
será desenvolvida, visando não só o conhecimento
e habilidades a serem adquiridas, mas também as relações humanas dentro de
um contexto sócio-histórico-cultural.
O trabalho didático realizado nas escolas
reflete uma evolução e construção que se baseiam num processo de análise, modificação e aprimoramento,
que chamamos de reflexão-ação-reflexão.
Sendo
a prática educativa um fenômeno social e universal, necessária à existência e
funcionamento de todas as sociedades, é preciso que as finalidades e meios da
realização do processo educacional, orientem-se a respeito do tipo de sociedade que se espera e do
homem que viverá nessa sociedade. Não há sociedade sem prática educativa, nem
prática educativa sem sociedade. Sobre o texto acima podemos perceber as
seguintes afirmativas:
- Os
propósitos e práticas educacionais estão ligados a práticas sociais.
- Para que o processo educativo aconteça, é
preciso uma orientação sobre as finalidades e os meios da sua realização.
A
Teoria das Inteligências Múltiplas,
que somam um total de 8 (oito), foi
proposta por Howard Gardner (1985) como uma alternativa para o conceito de
inteligência como uma capacidade inata,
geral e única, que permite aos indivíduos um desempenho, maior ou menor, em
qualquer área de atuação.
Mais
sobre Howard Gardner: neste artigo, (http://www.atecedeira.com.br/2016/08/howard-gardner.html)
fala-se em 9 (nove), inteligências.
A
Didática permite transformar o processo de
ensino em processo de aprendizagem,
favorecendo a participação e desenvolvimento do aluno.
A
aprendizagem envolve diferentes dimensões do ser humano:
- Ao propiciar o desenvolvimento de habilidades motoras, estamos
trabalhando com a aprendizagem motora ou motriz.
- A aprendizagem cognitiva, como o próprio nome nos
remete, refere-se à aquisição e assimilação de novas informações, conceitos ou
conhecimentos.
-
A Dimensão
Humana do processo de aprendizagem refere-se à criação de relações interpessoais entre alunos,
professores e direção, criando um clima afetivo importante e muitas vezes
responsável, tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso da aprendizagem.
Texto: “A
notícia veio de supetão: iam meter-me na escola.
Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que
realizassem a ameaça. A escola,
segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as
crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como
sombra. [...] A escola era horrível
– e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus
pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor
público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles
braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a
mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência. (RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de
Janeiro: Record, 1995, p. 104.) Fonte: Inep/MEC- Enade/Pedagogia/2005.
O texto do escritor Graciliano Ramos traz
lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação
brasileira. Entretanto, o pensamento
pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de
escola evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por:
- Dimensão dialógica do
processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
- Preocupação com a formação
humana relacionando as dimensões humana,
econômica, social, política e cultural.
Bons professores têm uma boa cultura acadêmica e transmitem com segurança e eloquência as informações em sala de aula; Bons professores também cumprem o conteúdo programático, mas seu objetivo fundamental é ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informações.
- A adoção de determinada abordagem
pelo professor não se dá de forma aleatória;
- As diferentes abordagens
de ensino estão cada qual ligada a conceitos e escolhas mais profundas;
- Se relacionam a
ideologias, visão de mundo e visão de educação, por exemplo.
Projeto
Político Pedagógico, é uma forma de
organização do trabalho pedagógico da escola que facilita a busca de melhoria
da qualidade do ensino.
Segundo
Vasconcelos (2002): Ao elaborar o Projeto Político Pedagógico, é preciso que se
considerem alguns pontos muito importantes:
- Marco referencial / diagnóstico /
programação.
Com
relação à participação docente no Projeto Político Pedagógico podemos afirmar
que:
- É partir da elaboração do PPP que
professores se envolvem na elaboração de outros tipos de planos ou
planejamentos.
Dentre
os princípios norteadores do Projeto
Político Pedagógico, como forma de organização do trabalho da escola, tem
grande relevância a gestão democrática.
- Buscar a gestão democrática inclui a amplamente
o envolvimento de todos os elementos
constituintes da comunidade escolar
em todas as decisões ou ações, sejam administrativas, financeiras ou
pedagógicas;
- A gestão democrática pressupõe a construção
do Projeto Político Pedagógico, com participação crítica e ampla, assegurando
assim a transparência das ações e
decisões da comunidade;
- A gestão democrática fortalece e legitima as pressões sofridas, garantindo o controle
sobre acordos estabelecidos e favorecendo a discussão sobre diferentes questões
que de outra forma poderiam nem ser cogitadas.
- A construção do Projeto Político-Pedagógico
passa pela autonomia da escola e
pela sua capacidade de delinear sua própria
identidade.
Com
relação aos objetivos de ensino
podemos afirmar que:
- O estabelecimento de objetivos serve de
orientação tanto para o professor quanto para os alunos, na medida em que a
aula deve ser preparada pelo professor, mas compartilhada pelos alunos em direção à aprendizagem.
Em
relação à avaliação é correto
afirmar:
- A forma como o professor concebe a avaliação
reflete sua postura filosófica em
face da educação.
- Ao avaliar o aproveitamento escolar do
aluno, o professor deve utilizar
técnicas diversas e instrumentos variados, pois, quanto maior for a
amostragem, mais perfeita será a avaliação.
Em
relação ao planejamento escolar é correto afirmar:
- É o planejamento global da escola,
envolvendo o processo de reflexão,
de decisões sobre a organização, o
funcionamento e a proposta pedagógica
da instituição.
O
Plano de Aula é um documento
importantíssimo na organização do ensino e aprendizagem. Dele depende muitas
vezes o sucesso do trabalho do professor e da participação e aprendizagem dos
alunos. Por este motivo ele deve ser elaborado de forma integral, com uma visão de conjunto, detalhando as atividades a serem realizadas e os objetivos gerais e específicos, que se
esperam alcançar.
- O plano de aula é um documento que orienta o
trabalho do professor.
- No plano de aula as atividades propostas
devem estar descritas de forma a atender os objetivos propostos.
Ser
professor significa desenvolver atividades pedagógicas e projetos
político-pedagógicos, questionar a
própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de
formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve:
- Organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática.
O
objetivo de um plano de ensino é:
- O Plano de Ensino serve como ponto de
partida para o fazer pedagógico do professor. É nele que estão os objetivos da
disciplina bem como todo o conteúdo, de forma detalhada, que será abordado.
Com
relação aos procedimentos de ensino
(metodologias e estratégias), é
correto afirmar que:
- Ao selecionar os procedimentos de ensino, o
professor deve se preocupar com a adequação destes procedimentos às necessidades dos alunos, para que os
mesmos se sintam desafiados e
estimulados a aprender.
Ao
desenvolver seu trabalho baseado na visão dos quatro pilares do conhecimento, o professor:
- Planeja suas ações voltando-se para o
desenvolvimento dos alunos, mas também para seu próprio crescimento como profissional da educação.
Ao
analisarmos “Os quatro pilares da
educação”, sugeridos no relatório de Delors,
é correto afirmar que:
- Aprender a viver juntos pede o desenvolvimento da convivência,
do entendimento, aceitação e relacionamento no desenvolvimento de uma
cultura de paz, na realização de projetos ou tarefas em equipe.
- Aprender a fazer está ligado a competências e
habilidades a serem desenvolvidas, tanto para realizar tarefas materiais,
quanto para preparar o aluno no enfrentamento de soluções práticas para
situações do dia-a-dia.
- Aprender a conhecer mostra a necessidade de aprender a
aprender, desenvolvendo nos alunos a vontade da pesquisa e estudos
constantes, na busca pelo conhecimento e aprendizagem durante toda a vida.
- Aprender a ser pressupõe o desenvolvimento de pensamentos
próprios, de autonomia e responsabilidade pessoal, além do preparo para a
tomada de decisões e formação para a cidadania.
A
formação profissional do professor deve propiciar continuamente reflexões e
relações entre teoria e prática. A respeito desta afirmação Libâneo diz:
- “a
teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada teoricamente”.
Segundo
os autores Carvalho&Perez, citadas no texto base desta unidade, podemos
afirmar como correto que:
- As concepções que guiarão este trabalho para
que seja realizado de forma eficiente, deverão ter início na formação inicial
do professor. É preciso que se considere uma base comum nacional para esta
formação, a qual se apoia em cinco eixos, a saber:
1.
Sólida formação teórica;
2.
A unidade teoria e prática, sendo que essa relação diz respeito ao como se dá a
produção de conhecimento na dinâmica curricular do curso;
3.
O compromisso social e a democratização da escola;
4.
O trabalho coletivo;
5.
A articulação entre a formação inicial e continuada.
O
principal recurso de ensino para o
aprendizado do aluno: O Professor.
Excertos da Apostila - A Didática e seu Objeto de Estudo
Para Castro (2001: p.15) “a primeira
peculiaridade do processo de ensinar, pois, seria sua intencionalidade, ou
seja, ajudar alguém a aprender”.
A escola deve, portanto, na figura do
professor, assegurar aos alunos um sólido domínio de conhecimentos e
habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento
independente, criativo e crítico, contribuindo para a formação de cidadãos
ativos, criativos e críticos, capazes de participar nas lutas pelas
transformações sociais.
A aprendizagem apresenta-se como um
processo complexo. Este processo não se refere somente à aquisição de conteúdos
ou informações necessárias durante o período escolar. É muito mais que isso.
É um processo de aquisição,
assimilação, aprimoramento e internalização, mais ou menos consciente, de novos
padrões e novas formas de perceber, de ser, pensar e agir.
Como processo, a aprendizagem envolve
dimensões do ser humano que são mais ou menos estimuladas, conforme o tipo de
aprendizagem que estiver sendo desenvolvido. Podemos citar os seguintes tipos
de aprendizagem:
Motora ou Motriz: é a aprendizagem que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades
motoras, como por exemplo, andar de bicicleta, escrever, pular corda, desenhar,
etc.
Cognitiva:
Esta aprendizagem diz respeito à aquisição e assimilação de novas informações, conceitos
ou conhecimentos. Por exemplo: o alfabeto, a numeração, a estrutura da água, o planeta
solar, etc.
Afetiva ou emocional: Importantíssima na sala de aula refere-se aprender a sentimentos e
emoções.
Embora os exemplos acima, não há como
fragmentar em sala de aula, diferentes tipos de aprendizagem. Visto que o aluno
é um ser integral, constituído de diferentes dimensões: cognitiva, afetivo-emocional, atitudes e valores, competências e
habilidades; o processo de aprendizagem se desenvolve conforme as
necessidades e tendências destes alunos.
É preciso que o aluno esteja pronto para determinados
assuntos e desenvolva condições de aprendizagem. Trata-se da maturação, que consiste
em mudanças nas estruturas físicas e
mentais dos alunos, que influenciam o desenvolvimento fisiológico e anatômico do sistema nervoso. Isso determina se o aluno
está maduro para determinada tarefa, ou seja, se está apto a realizá-la. Só se
aprende quando se estiver maduro para esta aprendizagem.
Dimensão Humana: Por meio das relações interpessoais que ocorrem no processo de aprendizagem,
entre alunos, professores e direção, há a criação de um clima afetivo importante
e muitas vezes responsável tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso da aprendizagem.
A falta de empatia entre os sujeitos do processo, assim como a forte identificação
entre eles, interessa muito à Didática, uma vez que influenciará diretamente em
seu objeto de estudo: o ensino e a aprendizagem.
Dimensão Político-Social: Vivemos em determinado tempo, com uma cultura e valores específicos
de nossa sociedade. Além disso, temos nossas opiniões e posições políticas e sociais
que transmitimos em nossos trabalhos e consequentemente nas relações com a
escola.
Assim também nossos alunos. Deste
modo, o processo ensino-aprendizagem ocorre dentro de
um contexto político-social que
influencia o trabalho realizado nas escolas.
Dimensão Técnica: O processo ensino-aprendizagem ocorre na escola e na aula. Ele é intencional
e deve ser orientado por objetivos que levem os alunos a aprender. Destaca-se então
a dimensão técnica, no desenvolvimento de objetivos, seleção de conteúdos,
técnicas e recursos de ensino, processos de avaliação, planejamentos, enfim
todo o respaldo técnico necessário para que a aprendizagem efetivamente ocorra,
constituindo-se no núcleo da dimensão técnica do processo de aprendizagem.
Compreender e aceitar a aprendizagem
como um processo, leva o professor a apontar diferenças fundamentais sobre sua
docência, entendendo a diferenciação existente entre o processo de ensino e
processo de aprendizagem. Ensino é
diferente de aprendizagem.
No processo de ensino as ações estão centradas na figura do professor. É o professor que transmite
informações, avalia, dá direções e estabelece critérios. O aluno figura como objeto
deste processo, recebendo, absorvendo e reproduzindo as informações fornecidas
pelo professor. Ele promove todas as ações para que o processo se complete e
cabe ao aluno receber, absorver (ou não) e reproduzir. A não reprodução
significaria que não houve aprendizagem.
No processo de aprendizagem o aluno torna-se sujeito do processo. Busca informações, tira dúvidas,
elabora textos, participa e questiona, sempre ao lado de um professor que agora
assume a postura de mediador, facilitador e incentivador da aprendizagem. No
processo de aprendizagem, o aluno é o sujeito do processo e o professor auxilia.
O sujeito é, na verdade, o aprendiz, que pode ser tanto o aluno quanto o
professor.
Bibliografia:
O filme:
“Nenhum a menos”, de Zhang Yimou , China, 1999.
http://brevidades-regma.blogspot.com/2011/01/resenha-nenhum-menos-uma-leitura-das.html
acesso em 20
de janeiro de 2012.
http://www.infoescola.com/cinema/nenhum-a-menos/
acesso em 20 de janeiro de 2012.
referências:
CASTRO,
Amélia Domingues. A Trajetória Histórica da Didática. Disponível em
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/amb_a.php?t=020.
Acesso em jan.2009
CASTRO,
Amélia Domingues; CARVALHO, Anna Maria Pessoa, orgs. Ensinar a Ensinar:
didática
para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
HAIDT,
Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7.ed. São Paulo, Editora Ática.
2002. Série
Educação.
LIBÂNEO,
José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1993. Coleção magistério – 2º grau.
Série
formação do professor
MASETTO,
Marcos Tarciso. Didática a aula como centro. 4. ed. São Paulo:FTD,1997.
Verbete:
didática. Dicionário Priberam. Disponível em
<http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx>
Acesso em jan.2009
Verbete:
didática. Dicionário Michaellis. Disponível em
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues
portugues&palavra=didática
Acesso em Jan.2009
Apostila Unicid.
Edna Molina
Setembro/2016
Setembro/2016
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